sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"ESTATÍSTICA NO EXCEL"

Como calcular médias, moda, mediana, variância e desvio-padrão no Excel

       Além da HP 12C, os administradores têm outra importante ferramenta para auxiliá-los na hora de fazer cálculos estatísticos, é o Excel. O Microsoft Office Excel é um programa de planilha eletrônica de cálculo, seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos. Através deste programa podemos de forma fácil e simples calcular as médias, a moda, a mediana, a variância e o desvio-padrão, além de outros tantos cálculos.
      A partir de agora veremos no passo-a-passo como calcular cada uma dessas medidas estatísticas no EXCEL.


Médias

      Para calcularmos as médias no Excel devemos:
1. O primeiro passo para calcular as médias no Excel é organizar as informações necessárias na planinha, como mostra o exemplo abaixo:



2. Após isso se deve clicar na cédula onde se deseja que o resultado apareça e logo após clicar no item inserir funções (fx) que fica na parte superior do Excel.



3. Ao clicar nessa ferramenta irá aparecer na tela uma caixa de diálogo, quando ela surgir você deverá selecionar uma categoria, há várias categorias, mas a que nos interessa é a Estatística.



4. Após a realização desses passos é só selecionar a função que você deseja. Existem várias funções, mas no nosso caso, primeiramente, iremos calcular as médias e a primeira delas é a aritmética que no Excel aparece com o nome de média.



5. Após selecionar a função desejada é só clicar em OK. Ao fazer isso irá aparecer outra caixa de diálogo nomeada de ARGUMENTOS DA FUNÇÃO, agora devemos selecionar as cédulas que desejamos para a realização do cálculo, nesse exemplo são as cédulas B1, C1, D1, E1, F1 e G1.


6. Após termos as cédulas selecionadas é só clicar em OK novamente e teremos o resultado desejado.



  
      A mesma lógica serve para calcularmos as outras médias, só muda o fato de que devemos selecionar outra cédula para aparecer o resultado e que ao selecionarmos a função devemos clicar em MÉDIA.HARMÔNICA (para calcular a média harmônica) e MÉDIA.GEOMÉTRICA (para calcular média geométrica).



      No final obteremos os seguintes resultados:




Moda, mediana, variância e desvio-padrão

      Para calcularmos a moda, a mediana, a variância e desvio-padrão devemos seguir os passos descritos abaixo:
1° Inserir os dados necessários para a realização do calculo. Exemplo:



2° Selecionar a cédula onde resposta deverá aparecer e clicar em fx (inserir função).



3° Selecionar a categoria desejada que é Estatística e escolher uma função. Para calcularmos a moda devemos selecionar a função MODO, para obtermos a mediana devemos selecionar a função MED, para encontramos o valor da variância devemos selecionar a função VAR e para calcularmos o desvio-padrão devemos selecionar a função DESVPAD.









4° Após selecionada a função desejada é só clicar em OK e selecionar as cédulas que desejamos que façam parte do cálculo. Após isso clicamos em OK de novo e aparecerá o resultado na cédula que tínhamos selecionado antes.



      Os resultados obtidos serão os seguintes:



      Como podemos notar é bastante simples, fácil e rápido efetuar cálculos no Excel. Agora é só praticar e se divertir bastante! ;)


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Excel

Um comentário:

  1. Ficou fantástico!!!!!!
    Muito bom mesmo!
    Super simples de entender.

    ResponderExcluir